P O O F na correria

" podem me romper a cabeça, mas as idéias não..." EM PAUTA o COMPORTAMENTO HUMANO de cada dia; idéias soltas em português coloquial... caso se encaixe, porém nao goste de se ver assim, invente uma boa saída e não pense sobre o assunto. diga, arre! mais uma lenda urbana do poof... eu mesmo costumo esvaziar meu discurso usando das minhas ironias... prontos? levanta a mão então quem...

domingo, 5 de abril de 2009

para quando te chamarem: SÍNICO . . .

ANTES DE MAIS NADA:
SÍNICO NÃO: CÍNICO!!!

E SE TE ACUSAREM DE TAL PALAVRA, AGRADEÇA PELA IGNORÂNCIA HUMANA, SEJA "sínico" e diga:
- AHAAMMMM, BEM CERTINHO...
complemente com uma expressão final:

- MEU CU!

O Cinismo foi uma corrente filosófica fundada por um discípulo de Sócrates, chamado Antístenes, e cujo maior nome foi Diógenes de Sínope, por volta de 400 a.C., que pregava essencialmente o desapego aos bens materiais e externos. Mas cuidado, desapego significa: isso não é necessário; desapego não é sinônimo de: isso não é bom...

MAS QUAL A ORIGEM ?
Supostamente, o pensamento cínico teve origem numa passagem da vida de Sócrates: estando este a passar pelo mercado de Atenas, teria exarado o comentário:

"Vejam de quantas coisas precisa o ateniense para viver"


Aqui, ao mesmo tempo demonstrava que de nada daquilo dependia. De fato, o que o filósofo propunha era a busca interna da felicidade, que não tem causas externas - aspecto ao qual os cínicos passaram a defender, não somente com palavras, mas pelo modo de vida adotado. (Um baita sínico, isso é que sim...)

Sua filosofia partia do princípio de que a felicidade não depende de nada externo à própria pessoa, ou seja, coisas materiais, reconhecimento alheio e mesmo a preocupação com a saúde, o sofrimento e a morte, nada disso pode trazer a felicidade. Segundo os Cínicos, é justamente a libertação de todas essas coisas que pode trazer a felicidade que, uma vez obtida, nunca mais poderia ser perdida.


Aliado ao discurso, também o modo de vida do cínico deveria ser conforme as idéias defendidas. Para eles a virtude reside, sobretudo, na conduta moral do homem, naquilo que lhe é intrínseco - e não nas conquistas materiais, na aparência exterior.
Os cínicos, assim como Sócrates, nada de escrito deixaram. O que se sabe sobre eles foi narrado por outros, em geral críticos de suas idéias.

E EU COM ISSO?

BEM...
Assim como a preocupação com o próprio sofrimento, a saúde, e a morte - a preocupação com a saúde, a morte e o sofrimento dos outros também era algo do qual os cínicos desejavam libertar-se. Por isso que a palavra cinismo adquiriu a conotação que tem hoje em dia:
indiferença e insensibilidade ao sentir e ao sofrer dos outros.
qualquer outra denotação para o termo está ERRADA.

nessa ordem de pensamento, vale a máxima:

o bom senso, as vezes, é um monstro: abrir mão de algo ou alguém, pois isso não te faz bem. Aceitar todas as coisas desagradáveis, mas necessárias...


você pode agora soltar um HUMMMM, POR ISSO...
OU
SER TOTALMENTE SÍNICO,
ou CÍNICO...

2 Comentários:

Blogger marcio domingues disse...

FONTE? A DIVA WIKIPEDIA, E DEVANEIOS DOS ARQTIPOS...
ENJOY BABE...
HAN HAN...

5 de abril de 2009 às 17:46  
Blogger GcS disse...

heheehehe
Amo teus devaneios!

Bjuz, Gean.

6 de abril de 2009 às 07:23  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial